![]() |
| Jean Piaget |
Para Jean Piaget, a principal meta da educação é criar homens inventores, descobridores, capazes de fazer coisas novas. Neste sentido, o módulo 3 - "Formação na Escola - Professor", do curso UCA - Um Computador por Aluno, trouxe importantes contribuições ao fazer pedagógico, com exemplos e propostas de trabalho baseadas na Resolução de Problemas, na Pedagogia Problematizadora e nos Projetos de Aprendizagem (PA). Lembrando que é fundamental considerar o conhecimento prévio que os alunos possuem, sem descartar o senso comum e as crenças infantis, pois são importantes para o aprendizado.
Outra contribuição do estudo realizado foram os desafios lógicos digitais e os exemplos dos objetos Rived. São atividades que motivam e envolvem os estudantes, em um clima de investigação e busca de soluções para os problemas encontrados. Quanto às questões exploratórias, estas devem ser feitas também a si mesmo, não somente aos alunos. Isto torna possível mudanças de postura, reflexões, alterações no planejamento e avanços na metodologia escolar. Nesse contexto, deve ser incentivado o trabalho em grupo, onde as tecnologias da informação e comunicação sejam amplamente utilizadas.
Para Jean Piaget, a principal meta da educação é criar homens inventores, descobridores, capazes de fazer coisas novas. Neste sentido, o módulo 3 - "Formação na Escola - Professor", do curso UCA - Um Computador por Aluno, trouxe importantes contribuições ao fazer pedagógico, com exemplos e propostas de trabalho baseadas na Resolução de Problemas, na Pedagogia Problematizadora e nos Projetos de Aprendizagem (PA). Lembrando que é fundamental considerar o conhecimento prévio que os alunos possuem, sem descartar o senso comum e as crenças infantis, pois são importantes para o aprendizado.Outra contribuição do estudo realizado foram os desafios lógicos digitais e os exemplos dos objetos Rived. São atividades que motivam e envolvem os estudantes, em um clima de investigação e busca de soluções para os problemas encontrados. Quanto às questões exploratórias, estas devem ser feitas também a si mesmo, não somente aos alunos. Isto torna possível mudanças de postura, reflexões, alterações no planejamento e avanços na metodologia escolar. Nesse contexto, deve ser incentivado o trabalho em grupo, onde as tecnologias da informação e comunicação sejam amplamente utilizadas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário